Fatores de Risco
O sexo masculino é mais propenso a ter esse tipo de câncer. Entre os fatores de risco, estão:
- Genética: se algum parente de primeiro grau teve a doença, aumentam as chances de se ter o câncer de bexiga.
- Exposição à radioterapia, medicamentos e outras substâncias: quem trabalha com borracha, couro e tintas corre mais riscos de adquirir a doença. Além disso, pacientes que foram expostos à radiação devido à quimioterapia também estão mais propensos ao câncer de bexiga.
- Idade: as chances de adquirir o câncer aumentam conforme a pessoa envelhece. A doença é mais comum após os 40 anos de idade.
- Ingerir pouco líquido: ao beber bastante líquido durante o dia, ocorre maior diluição das substâncias tóxicas da urina e aumento da micção.
- Inflamação crônica na bexiga: quem tem teve infecções crônicas no trato urinário e, especialmente, na bexiga, bem como inflamações, pode ter o risco da doença aumentado.
- Raça e etnia: pessoas caucasianas (de pele branca) têm cerca de duas vezes mais chances de desenvolver câncer de bexiga do que as demais.
- Tabagismo: as substâncias cancerígenas encontradas no cigarro são absorvidas pelo trato digestivo e misturam-se com a urina após o processo de filtração renal. Com isso, as paredes internas do órgão acabam sofrendo alteração celular, que podem levar ao câncer.
Prevenção
Mesmo não havendo nenhuma garantia ou forma de evitar o câncer de bexiga, algumas atitudes podem reduzir o risco de se desenvolver a doença. Confira e adote-as no seu dia a dia:
- Pare de fumar. Assim, as substâncias cancerígenas não serão armazenadas na bexiga, evitando o desgaste do revestimento interno do órgão. Os fumantes de cigarros e charutos são duas a três vezes mais propensos do que os não-fumantes de ter câncer de bexiga.
- Ao trabalhar com produtos químicos, siga todas as instruções de segurança para evitar a exposição exagerada.
- Beba mais água (cerca de 2 L por dia). O líquido evita a formação de pedras na bexiga e dilui na urina as substâncias tóxicas absorvidas pelo corpo.
- Mantenha uma dieta equilibrada. Uma alimentação rica em frutas e vegetais também pode ajudar a prevenir o câncer de bexiga.
- Mantenha uma rotina de atividades físicas. Os exercícios ajudam a eliminar toxinas que são prejudiciais às células.