“A fimose e o excesso de prepúcio podem dificultar a exposição da glande e a higiene local”
O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose. Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.
A fimose e o excesso de prepúcio podem dificultar a exposição da glande e a higiene local, o que pode levar à infecção na área (chamada de balanite). Essa infecção pode causar coceira, dor e vermelhidão e incomoda muito o paciente. Geralmente ela pode ser provocada por um fungo e melhora com tratamento local com pomada.
A fimose pode ocorrer em qualquer idade, sendo muito comum nas crianças, mas também pode acontecer em adultos e em pacientes idosos. Nos casos nos quais o tratamento local não melhora a infecção ou quando o paciente apresenta uma fimose muito fechada, a cirurgia precisa ser realizada.
Para se prevenir e tirar dúvidas sobre o tema, a melhor estratégia é procurar o seu urologista.
Tem mais dúvidas sobre o tema? Entre em contato por e-mail, whatsapp ou instagram. E por falar nesse tema, veja aqui um post que fiz no meu instagram @drmarciliourologista.
View this post on InstagramA post shared by Urologista em Patos-PB (@drmarciliourologista) on
1 Comment
[…] É Retração do prepúcio atrás da glande não podendo mais ser colocado facilmente na posição normal. Há edema do prepúcio retraído que, se assim permanecer por tempo prolongado, pode evoluir com isquemia e necrose. Causa bastante dor, é comum em crianças, adolescentes e homens com fimose. […]